terça-feira, 6 de março de 2007

No meu tempo não havia nada disto!!

"A Câmara de Abrantes aprovou no final do ano passado a aquisição de equipamento informático, no valor de 499.117,47 euros a ser aplicado no Projecto ‘Mocho XXI’, junto das escolas EB1. De acordo com a Autarquia, serão adquiridos 303 computadores portáteis, 27 Pc’s, 27 impressoras e material informático de apoio. " (http://www.cienciapt.net/).

Este programa pretende criar um computador por cada dois alunos do 1º ciclo, com ligação à internet através de uma rede sem fios, um servidor de documentos e aplicações informáticas.

Ora bem, vamos lá a ver... Não acham isto um bocadinho estranho?! Eu, pelo menos, acho! Já que no meu 1º ciclo os computadores ainda não cabiam num armário(!!), aliás, acho que nem sabia à certa o que era um computador! :/
E confesso que o comecei a utilizar à relativamente pouco tempo (sim, sou um pouco antiquada, eu sei!!).
Mas até aí sempre me consegui desenrascar sem esta nova tecnologia que mudou o mundo.
Por um lado acho bem que, na escola, comecem a preparar os mais pequenos para a utilização dos computadores, mas por outro... Não acham que, no primeiro ciclo, é um bocadinho cedo?
As crianças estão, cada vez mais, dependentes dos computadores. Já não há aquele interesse em ir procurar a matéria da escola a livros, em ir a bibliotecas e pesquisar... Não, agora basta sentarem-se na cadeira, fazerem um "click" e já está! Aparece-lhes à frente tudo o que querem...

Já para não falar das outras coisas (Epah, agora aproveito para desabafar!!). Os miudos de agora percebem muito de computadores, jogos, novas tecnologias... mas nem o pneu da bicicleta sabem remendar! Tenho a impressão que se lhes perguntar se sabem o que é a macaca, eles me dirão que sim, que é a fêmea do macaco, porque jogos antigos desenhados a giz no meio da estrada já não é da Era deles... Que é feito das terras escavadas para jogar ao guelas,das pistas a giz,da sirumba,do piolho,do "óo senhor doutor tire-nos esta dor!",do mata,das cabanas e tantas outras coisas??

Por isso é que a maioria dos miudos não são nada sociaveis e desenrascados... Sim, porque ser desenrascado não é saber qual é o botão do start!



Bem, mas a questão principal deste post é: Será que vale a pena investir tanto dinheiro em computadores (499.117,47euros) para alunos do primeiro ciclo? Será que não é cedo demais para começarem a mexer em computadores?



Há opiniões por aí?!

Um comentário:

M disse...

Pra quem diz k não percebe muito de computadores tás muito lá! tens um blog bastante interessante, criativo e bem estruturado!E olha, tenho 24 e só te digo, k saudades do meu tempo, jogar baseball e ao berlinde é k era! :D parabéns! e quanto ao poeta. lol. O fernando pessoa se tivesse vivo seria o meu melhor amigo. lol. :p

Boas aulas!

Cláudia Massano