Nesta aula aprendemos como é a comunicação em educação. Nesta, temos um Emissor e um receptor (aluno).
Emissor(estímulos)--------------Transmissão-----------Receptor(aluno).
O professor explicou-nos também, a diferença entre Informação e conhecimento. Parece a mesma coisa, mas não é! Estas duas palavras complementam-se. A informação só passa a ser conhecimento quando a tivermos integrado. Temos que digerir a informação para lhe atribuirmos sentido/significado. Assim, podemos afirmar que estamos numa sociedade de informação e não de conhecimento, certo?!
Aprendizagem multimédia na perspectiva de Mayer
Mayer tem 7 princípios:
1.Multimédia: os alunos aprendem melhor com informação verbal e imagens do que se tiverem a aprender em texto;
2.Contiguidade espacial: os alunos aprendem melhor quando as palavras, o texto e as imagens estão próximos uma das outras;
3.Contiguidade temporal: os alunos aprendem melhor se as imagens forem apresentadas em simultâneo da informação verbal (ex: legendas de um filme);
4.Coerência: os alunos aprendem melhor quando as palavras, a informação verbal e as imagens têm uma relação entre si;
5.Modalidade: os alunos aprendem melhor quando a informação verbal vier em suporte áudio do que em suporte textual;
6.Redundância: os alunos aprendem melhor a partir da animação e da narração em conjunto do que cada uma delas em separado;
7. Diferenças individuais: as mensagens afectam de maneira diferente diferentes indivíduos, porque estes têm formas diferentes de interpretar as imagens.
Assim, na perspectiva de Mayer, nós seleccionamos, organizamos e integramos a informação na memória a longo prazo.
Para ver em esquema:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário