quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Do ensino em sala de aula ao e-Learning...


Na aula teórica do dia 16/10 estivemos a aprofundar os nossos conhecimentos sobre o e-learning. Já todos ouvimos falar sobre este tema, mas o que é realmente? Qual é a diferença entre formação à distância e e-learning e porque é que há cada vez mais instituições públicas e privadas que apostam em cursos de formação à distância?

Com a massificação das novas tecnologias, torna-se imperativo a adopção destas nos processos de ensino-aprendizagem.
Com o e-Learning, foge-se ao modelo tradicional de ensino em sala de aula. É um processo personalizado, que permite a flexibilidade em termos de tempo e espaço, pois o formador e o aluno não se encontram fisicamente no mesmo local, mas estando ligados através da rede. É através da Internet que são transmitidos os conteúdos educativos e é feito o acompanhamento pelo formador.
É apenas uma das várias formas de Formação à Distância, processo de aprendizagem que implica a separação temporal e/ou local entre formador e formando e só quando esta acção formativa é efectuada via internet é que se pode falar de e-learning.

Algumas vantagens:
- Flexibilidade de ensino e aprendizagem;
- Auto-formação;
- Flexibilidade temporal;
- Formação para activos;
- Interactividade fácil;
- Distribuição rápida dos conteúdos;

Quanto ás desvantagens, a meu ver, limitam-se apenas no facto de termos que ter alguns conhecimentos tecnológicos e alguma experiência.
E vocês? Aderiam a estes cursos? Qual é a vossa opinião?

(Entretanto fiquei a saber, pelo blog da Raquel, que nos passados dias 15 e 16 realizou-se uma conferência no Centro de Congressos de Lisboa sobre este tema.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Isabel:

Que melhor exemplo do que é e para que serve o E-Learning, não estive presente na aula e no entanto consegui aprender a mensagem que a Professora fez passar.

Obg.

Francisco