quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Projecto tecLAR


Ao ler o primeiro capitulo do livro "A família em rede" percebi, também, que este problema das gerações não é só responsabilidade das pessoas mais velhas, mas sim de uma sociedade mentalizada e estruturada para o futuro. E quem é que ajuda as gerações mais velhas a acompanhar o progresso?
Foi então que me lembrei de um projecto de que tive conhecimento já o ano passado e que achei muito interessante e, de certa forma, vai ao encontro dos objectivos de Papert: o “Projecto Teclar, Ensinar e Aprender entre Gerações com Tecnologias”, onde adultos com mais de 50 anos e crianças desenvolvem projectos de trabalho, no computador e na net, em conjunto.
"As crianças facilitam a aprendizagem dos idosos no uso do computador e da Internet e os idosos contribuem para a educação escolar das crianças, nos diversos temas abordados nos projectos, bem como, para a sua educação e desenvolvimento pessoal, social e moral, através da mobilização dos seus saberes, interesses e experiências de vida.".

"O Projecto Teclar alterou de forma positiva toda a minha vida. Além de aprender a dominar as novas tecnologias, descobri uma excelente forma de combater a solidão."
Margarida, aluna do projecto teclar

Deixo-vos aqui o link do blog onde podem ver este e outros testemunhos dos alunos e acompanhar as experiências vividas por eles ao longo deste projecto.

2 comentários:

Joana disse...

A relação deste capítulo do livro do Papert com o Projecto Teclar é, sem dúvida, uma excelente relação e uma boa forma de expressar a perspectiva de Papert.
O Projecto tem exactamente essa perspectiva como alicerce!

Fico contente!
Joana Viana

Anônimo disse...

Olá Isabel:

Quero agradecer-te o facto de continuares a partilhar connosco as descobertas que vais fazendo.

Obg.

Francisco