quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Twitter - “What are you doing?”


Twitter é um serviço da web, classificada como microblog, que tem vindo a ganhar popularidade em todo o mundo, mas de forma mais visivel, nos EUA, Japão e alguns países da Europa.

Esta ferramenta, ainda muito pouco divulgada e utilizada pelos portugueses, constitui-se como um meio de comunicação fácil e rápido entre os internautas onde podem ser enviados pequenos textos (até 140 caracteres) em tempo real, e através de várias plataformas.

Já tinhamos falado numa das aulas práticas sobre este serviço mas não se chegou a conclusão nenhuma sobre o seu uso, principalmente em contexto educativo. Pois bem, embora possa parecer uma autêntica bisbilhotice, já que o mote do twitter é responder à questão “What are you doing?”, este serviço parece ser util em diversos contextos. Nas minhas pesquisas percebi que é excelente para a divulgação de eventos, e até mesmo, para o acompanhamento dos mesmos, como por exemplo, conferências, colóquios, etc.

Neste sitio podem ver as potencialidades educativas do Twitter e aqui podem ler uma opinião favorável no uso deste serviço. A autora argumenta que o que a leva a ser fã deste serviço é o sentido de presença e o poder de acompanhar o que os outros (que muitas vezes se encontram longe geograficamente) estão a fazer.


(Espero ter contribuido para o esclarecimento do porquê deste serviço tão estranho!)

Um comentário:

S. disse...

hum... tenho andado apertadita de tempo. Estamos em fim de período e as avaliações são um peso esmagador na vida de uma professora, mas fico feliz por saber que continuas a desenvolver este blogue e que posso ter algum contacto contigo através dele. Agora vou ler os teus posts anteriores. Beijinhos