sábado, 3 de março de 2007

"Ah e tal, é tecnologia...!" Mas afinal o que é a tecnologia?


Segundo a http://pt.wikipedia.org, o termo tecnologia provém do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo". É um um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.


Tal como aprendemos na primeira aula teórica, são utilizadas diversas tecnologias educativas desde os primeiros tempos da educação sistematizada. Estou a falar, por exemplo, do giz e do quadro (que ainda hoje se usa e é o método mais seguido pelos professores) e a tecnologia dos livros didácticos.

Adaptar a educação à tecnologia moderna tornou-se um dos grandes desafios no mundo ocidental. Nas décadas de 50/60, a tecnologia educacional apresentava-se já como um meio gerador de aprendizagem. Na década de 70, passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico. Em meados de 90, caracterizou-se pela busca de novos modos de trabalhar no campo educacional. (Aprofundarei esta evolução das tecnologias mais tarde).

A tecnologia educacional reflete sobre a aplicação de técnicas para a solução de problemas educativos. Ela procura controlar o sistema de ensino-aprendizagem como aspecto central e a garantia de qualidade, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos.

Nenhum comentário: