domingo, 4 de março de 2007

Aula teorica - 2/3/07 - Tantas aprendizagens!!

Nesta primeira aula teórica aprendi e falámos de tantas coisas que nem sei por onde começar!! (Mas tem que ser!)

O tema principal que estudámos foi a evolução do uso das tecnologias em contexto educativo, desde o início do século XX até aos nossos dias. Fizemos, portanto, uma espécie de linha do tempo. Com isto tive conhecimento dos grandes momentos que marcaram as tecnologias educativas, as suas teorias, personalidades, as suas funções (para que servem? para quem?), as novas máquinas/tecnologias que foram inventadas em cada período, etc...
Aqui ficam os principais períodos, momentos, personalidades e as máquinas que contribuiram para esta evolução da tecnologia na educação e que, mais á frente, irei aprofundar.

Primeiro período: 1923-1931 (Formação do audio-visual)
  • Este período ficou marcado por Pressey e as suas "Máquinas de ensinar" e, também,
  • pelo cinema mudo;
  • Os materiais audiovisuais serviam apenas para uso exclusivo do professor, que serviam para o ajudar a dar a matéria na sala de aula;

Segundo Período: 1932-1945 (Período da consulidação)

  • Neste período, o audiovisual foi, finalmente, reconhecido como potencial ferramenta de ensino;
  • Contribuição de tyler;
  • Curriculum Package

Terçeiro Período: 1946-1957 (Pós-Guerra)

  • Preocupação da Psicologia com o impacto das tecnologias da educação;
  • Contribuição de Skinner com o seu livro "A ciência da aprendizagem" (1954). Pela primeira vez houve o apoio de materiais para ajudar a aprender (e não apenas a ensinar, como foi até aqui). -> Ensino Programado.

Quarto Período: 1958-1970

  • Surgem materiais que começavam a facilitar a retenção da informação;
  • O audiovisual já faz parte do sistema educativo;
  • Investigação em torno das modalidades de estimulação dos materiais.

Quinto Período: 1971-1982 (Período de independência e dispersão)

  • Surge a expressão "Instuctional Technology";
  • As empresas começam a ter alguns computadores;
  • Os professores começam a usar o computador;
  • Primeiros projectos de introdução de computadores na escola

Sexto Período: 1983-1999 (impacto dos computadores)

  • Os computadores surgem mais baratos, mais acessiveis e com mais capacidade de armazenamento;
  • Existem cada vez mais computadores nas escolas (TIC) e o uso dos computadores para a aprendizagem passa a ser o tema principal;
  • Início do uso de sistemas de comunicação electrónica baseados na internet.

Sétimo Período: 2000-2005 (Período da Internet)

  • Expanção do uso dos computadores;
  • Importância da internet

Nenhum comentário: