segunda-feira, 5 de março de 2007

Sidney L. Pressey


O uso da informática na educação tem a sua origem no ensino através de máquinas. Esta ideia foi usada por Sidney Pressey, professor da Universidade Estadual de Ohio, que desenvolveu na década de 20, uma máquina que permitia uma apresentação automática de testes aos alunos. Pressey apontava que o resultado imediato fornecido pela máquina, confirmando as respostas correctas e enfraquecendo as respostas erradas, apresentava um importante efeito educativo sobre a aprendizagem do conhecimento imediato por parte do estudante e permitia ao estudante progredir no seu próprio ritmo.

Algumas tentativas de uso de máquinas destinadas ao ensino surgiram antes de Pressey inventar a sua máquina para ensinar, porém, a falta de sucesso dessas máquinas levou a considerar Pressey como o precursor do ensino programado.


“Teaching machines are unique among instructional aids, in that the student not merely passively listen, watches, or reads but actively responds. And as he does so he finds out whether his response is correct or not. And a record may be kept which aids in improving the materials”. (Pressey)


Esta ideia de Pressey foi posteriormente elaborada por Skinner que no início de 1950, como professor de Harvard, propôs uma máquina de ensinar usando o conceito de "Instrução Programada".

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