quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Blogues na educação? É elementar, meu caro Watson!

Na educação, os blogues oferecem múltiplas opções de actividades tanto ao educando como ao educador. Há blogues criados e dinamizados por professores ou alunos individuais, blogues de autoria colectiva, de professores e alunos, há blogues focalizados em temáticas de disciplinas especificas e outros que procuram alcançar uma dimensão transdisciplinar.

São inúmeras as vantagens do uso dos blogues em contexto educativo, entre as quais, e as que eu penso serem mais importantes, estão a troca de experiências e o exercício de reflexão. Permitem uma maior aproximação entre alunos e professores, entre a escola e os pais. Desenvolvem uma maior autonomia e criatividade, permitem uma ligação ao mundo e uma maior visibilidade do seu trabalho, desenvolvendo o gosto pela leitura e escrita.
Os blogues oferecem mais do que só palavras, eles são, talvez, uma nova forma de gerir a informação, de nos partilharmos num tempo com pouco tempo...!

5 comentários:

Joana disse...

Muitos Parabéns Isabel pelo seu trabalho e empenho no blog!
Continua a ser exemplo do que se pretende!
Dinamiza o blog de forma criativa e revela as suas aprendizagens e desenvolvimento de competências!
Foi pena nem todos os colegas votarem, mas os resultados são interessantes.

A apresentação que colocou sobre os Blogs é pertinente, está muito divertida e ao mesmo tempo reflexiva!
Aliás, eu conheço a autora da apresentação que tem um blog também ele interessante, criativo, muito dinâmico e educativo!
É a Teresa Marques autora do blog "Tempo de Teia":
http://tempodeteia.blogspot.com/

Bom trabalho
Joana Viana

Teresa Martinho Marques disse...

Venho deixar um sorriso e um beijinho. É que é sempre uma imensa alegria sentir que as nossas palavras podem ser estímulo, podem ser pista, podem ser um bocadinho de ajuda ou motivação. Confesso que foi a Joana que me chamou a atenção e não resisti... Parabéns por este espaço! Assim chegaremos longe...
Continuação de bom trabalho!

S. disse...

Parabéns por esta reflexão. Está muito bem desenvolvida, se queres a minha opinião!
Continua o bom trabalho... Já agora, uma reflexão sobre como explorar pedagogicamente os items que ninguém votou também se impunha, se me permites a impertinência: é que sempre me dava uma luzes de como explorá-los - sinceramente, não estou a ver...

Bom fim de semana!

astuto disse...

Muito bem.

Continua assim, estudiosa, e, acima de tudo, Behappy!!

Cumprimentos.

Cati disse...

Muito bem!!!
Quem sabe um dia, quando for colocada, não vá usar um blog como ferramenta de ensino e reflexão com os meus alunos???

Um grande beijinho, bom trabalho!