quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Em jeito de continuação...

Ainda sobre a votação, num comentário ao post anterior, a Sofia sugeriu que falasse também sobre as ferramentas que não obtiveram nenhuma votação. Fui pesquisar e aqui estou eu para explicar um pouco sobre o hi5/ Myspace e os podcasts
em contexto educativo (pelo menos tentar, já que é uma prática ainda muito pouco explorada!).

Todos sabemos que envolver os alunos em assuntos que não chamam a sua atenção em sala de aula é um desafio que o professor enfrenta diariamente. Mais do que se preocupar com os conteúdos que devem ser apresentados aos alunos, o professor deve preocupar-se com a forma com que irá fazê-lo. Ainda por mais numa geração que passa horas em frente ao computador, conhecendo o mundo através da Internet. É preciso envolver os alunos criando situações de produção, interacção, comunicação e publicação. Actualmente já existem muitos recursos que facilitam este processo, entre eles está o podcast. Este, possibilita que arquivos em áudio sejam publicados na Internet e também, que outras pessoas interajam criando comunidades virtuais na Web. O podcast vem ganhando uma especial atenção pelo potencial e excelentes resultados observados em diversas áreas, inclusive na área educacional, são professores e alunos que colocam as suas vozes na web aprendendo e ensinando de maneira divertida e estimuladora. Os alunos sentem-se motivados e mais valorizados dedicando-se nas suas produções pois sabem que estas serão publicadas na Internet, além disso desenvolvem a oralidade, a escrita e também o relacionamento interpessoal, já que através de comentários eles podem interagir uns com os outros.

Quanto ao hi5/Myspace, estes são conhecidos por redes onde os membros criam a sua própria comunidade de amigos (talvez o velho ditado "os amigos dos amigos meus amigos são" nunca tenha feito tanto sentido! E, como refere o autor do blogue tecnologia e educação temos que adaptar este ditado aos novos tempos: "Os amigos dos amigos meus amigos são - desde que também tenham uma página no MySpace ou no Hi5." Este autor cita, também, a seguinte frase do Jornal Público:

"Se as palavras MySpace ou Hi5 não lhe dizem nada, então considere isto como cientificamente comprovado: você não é um adolescente. Até se pode sentir como um, mas, sobre isso, os adolescentes, os que estão na idade de o serem, só terão, provavelmente, uma coisa a dizer: lol."

Infelizmente, nas minhas pesquisas, não consegui encontrar muito mais sobre o lado educativo destas duas ferramentas. Sei que podem servir para a troca de informações, trabalhos, ideias, etc. entre os alunos, para além de conseguirem criar várias comunidades consoante os interesses de cada um.
Aguardo ansiosamente pelos trabalhos dos meus colegas sobre este tema para aprofundar estes meus (poucos) conhecimentos!

Bom trabalho!

3 comentários:

S. disse...

Obrigada; fiquei realmente muito mais elucidada sobre como posso utilizar o podcast como ferramenta educativa! Os outros, hi5/myspace e coiso e tal, (já não sou nenhuma adolescente, embora tente acompanhar o desenvolvimento tecnológico) penso que poderão ser substituídos pelos blogues que oferecem todas as possibilidades que o hi5/myspace oferecem e mais algumas também...
Agora que vou começar uma pós-graduação em tecnologias e multimédia, pode ser que consiga depois compreender melhor esse nosso novo mundo e dar-te algumas ideias de como utilizá-los em contextos educativos! ;))
Wish me luck!!

Isabel Fonseca disse...

Sofia,
obrigada eu! Desejo-te toda a sorte do mundo! :)

Beijinhos

S. disse...

Obrigada, Isabel. Hoje é o dia da estreia... já estou com um friozinho na barriga!

Bom fim de semana e bom S. Martinho! ;))