Finalmente terminámos a primeira fase do trabalho sobre o softwere social. Com o relatório entregue, chega a altura de fazer um pequeno balanço desta cadeira.
A meu entender trata-se de uma disciplina essencial, porque, por um lado permite que o aluno desenvolva competências que lhe serão úteis ao longo do percurso académico (e não só) e, por outro, proporciona aprendizagens adaptadas ao meio que nos rodeia, onde as exigências de domínio tecnológico são cada vez mais evidenciadas.
Para além de perceber, pela primeira vez, que ferramentas/tecnologias on-line como o hi5 e o msn podem ter um lado educativo, esta cadeira tem ajudado a incrementar o trabalho cooperativo em equipa e a favorecer a capacidade para resolver problemas, problemas estes em que a professora está sempre pronta a ajudar e a criar novas expectativas.
Com a primeira fase do trabalho terminado, passamos então à prática, à concepção dos blogues. Já comecei a explorar o wordpress, ferramenta sugerida pela professora Joana, e parece-me muito mais complicada do que o blogger, mas a verdade é que tem muito mais possibilidades de utilização. O que é preciso é seguir o sentido e perseguir as orientações que, automaticamente, os conteúdos vão "entrando" com a lógica da prática, ou seja, aprender fazendo.
A meu entender trata-se de uma disciplina essencial, porque, por um lado permite que o aluno desenvolva competências que lhe serão úteis ao longo do percurso académico (e não só) e, por outro, proporciona aprendizagens adaptadas ao meio que nos rodeia, onde as exigências de domínio tecnológico são cada vez mais evidenciadas.
Para além de perceber, pela primeira vez, que ferramentas/tecnologias on-line como o hi5 e o msn podem ter um lado educativo, esta cadeira tem ajudado a incrementar o trabalho cooperativo em equipa e a favorecer a capacidade para resolver problemas, problemas estes em que a professora está sempre pronta a ajudar e a criar novas expectativas.
Com a primeira fase do trabalho terminado, passamos então à prática, à concepção dos blogues. Já comecei a explorar o wordpress, ferramenta sugerida pela professora Joana, e parece-me muito mais complicada do que o blogger, mas a verdade é que tem muito mais possibilidades de utilização. O que é preciso é seguir o sentido e perseguir as orientações que, automaticamente, os conteúdos vão "entrando" com a lógica da prática, ou seja, aprender fazendo.
3 comentários:
Com a dificuldade a gente ainda sobrevive... mas será o wordpress tão embirrantezinho como o blogger?! lol
Bom balanço! espero que assim continue! Dá-lhe Isabel!!!
Os Parabéns pelo trabalho desenvolvido no blog continuam!
É um prazer consultar o seu blog, ver os comentários que se esforça em fazer nos blogs dos colegas, a quantidade de comentários que vai adquirindo nos seus posts!
Excelente momento para fazer o balanço da disciplina e do trabalho e aprendizagens desenvolvidas!
O Wordpress poderá ser mais complexo do que o blogger mas com certeza também vai achar mais estimulante, mais coerente e actual!
Agora é pôr as mãos na massa e força para o projecto on-line!!
Eu estarei disponível para ajudar no que for necessário!
Joana Viana
Bom balanço Belita! É verdade, finalmente terminámos a primeira fase do trabalho e, tal como tu, penso que esta é uma disciplina interessante e essencial. Agora é que vem o pior...lol. Bom trabalho
Postar um comentário